Para atingirmos os nossos objectivos temos de treinar intensamente. Isto pode ser mal interpretado, e muitas pessoas são capazes de tudo quando estão desesperada. Nada se faz sem esforço, é certo. Mas o excesso de treino pode acabar por ser contraproducente e prejudicar a sua evolução.
O que é o overtraining?
É quando se treina até um ponto tal em que os músculos não se conseguem recuperar totalmente entre um treino e o outro. A evolução desportiva exige um equilíbrio entre o esforço exercido e a recuperação. Deve-se sempre recuperar totalmente antes de efectuar o próximo treino.
Sintomas
O primeiro sintoma a surgir é a fadiga. Depois disto, e se continuar a treinar pode surgir:
- tensão;
- irritação;
- diminuição do apetite;
- sono desassossegado;
- perda de apetite sexual;
- aumento de dores;
- e diminuição do desempenho desportivo.
Nos casos mais graves de excesso de treino, os sintomas podem ser piores, podendo mesmo ocorrer:
- depressão;
- irregularidades menstruais na mulher;
- problemas de sono graves;
- dores musculares ainda mais prolongadas;
- acentuada diminuição da performance desportiva e da força muscular.
Como prevenir e tratar o overtraining
Alimentar-se de forma equilibrada e ter um sono adequado (7-8 horas) são outros dois elementos chave que o vão ajudar a prevenir o overtraining. Suplementos alimentares como vitaminas e aminoácidos também serão importantes na recuperação. Se deixar o overtraining chegar a um estado muito avançado, será necessário um maior período de repouso.
Portanto, as sessões de treino intensas deveriam ser limitadas a não mais do que 3 dias seguidos. Já os treinos de resistência, deve dar pelo menos um dia para os músculos recuperarem.
Escreveste um topico sobre aquilo que eu te tinha dito. Muito Bem. Tás a aprender.
ResponderEliminar