Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sedentarismo - A doença do próximo milénio.

  É aqui que quase tudo começa. Quando alguns praticam Desporto só porque gostam ou para ocupar os tempos livres, outros praticam para fugir ao sedentarismo.

  É claro que também existem aqueles que não fazem nenhum e nem se preocupam com eles mesmos. Pergunto-lhes se se sentem bem com o estilo de vida que levam e eles respondem-me afirmativamente... ( suspiro ) Enfim.

   Continuando:
   O sedentarismo já é considerado por muitos médicos como a doença do próximo milénio. Trata-se de um comportamento induzido por hábitos que vêem dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das actividades que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, adoptamos cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético do nosso corpo.

O que é o sedentarismo?
   O sedentarismo é a falta ou a grande diminuição da actividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade desportiva. O sedentário é o indíviduo que gasta poucas calorias por semana com atividades. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em actividades físicas. ( estudo realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard )

Que doenças pode o sedentarimos trazer?
   O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário está sujeito. O sedentarismo é considerado o principal factor de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado directa ou indirectamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

 Como deixar de ser sedentário?
   Para atingir o mínimo de atividade física semanal, recomenda-se a prática de actividades desportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola para evitar o sedentarismo como também para ajuda a melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana.

Existem alternativas à prática de actividades desportivas?
   A vida nos grandes centros urbanos, além de influenciar o indivíduo a gastar menos energia, geralmente impõe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponíveis para a prática das actividades físicas. A própria falta de segurança acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer actividades físicas. Diante destas limitações, tornar-se activo pode ser uma tarefa difícil, porém não é impossível.

As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão mas passam desapercebidas. Subir 2 ou 3 andares de escadas ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o controlo remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais longe, dispensar a escada rolante no shopping, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.
Segundo trabalhos científicos recentes, praticar actividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

 Conclusão: Deixar de ter uma vida sedentária é uma tarefa um pouco complicada. Mas com determinação toda a gente consegue. Se não tem tempo para praticar actividades físicas pode e deve alterar rotinas de modo a gastar mais energia. Se o seu unico problema é espaço ou a segurança existe uma alternativa que cada vez tem mais adeptos: o Ginásio.

( Fontes: Dr. Turíbio Leite Barros Neto )

2 comentários:

  1. Muito fixe a ideia do blog, rapaz: incentivar o pessoal a praticar desporto. Só tenho algo de negativo a apontar: a forma como terminas. Ginásio?? Cada vez mais as pessoas passam a sua vida fechadas numa divisão, o que é necessário são desportos ao ar livre e cada vez mais as nossas cidades/vilas tentam proporcionar isso mesmo. E tu sabes a minha opinião em relação ao ginásio: não é desporto, é apenas um complemento, e acho que devias investir em deportos que involvam interação com outras pessoas. Fica bem e até amanhã :D

    ResponderEliminar
  2. Ok , está certo. Mas não está de todo errado o que eu disse. Antes de terminar disse que se o problema for falta de espaço ou segurança tem a alternativa do ginásio. Têm muitas outras tais como natação e outros desportos colectivos. Mas nem todas as cidades proporcionam esses espaços. O Carregado é um exemplo: Se quisermos correr, para onde vamos?

    ResponderEliminar

Seguidores