Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

terça-feira, 15 de março de 2011

Depilação

   A depilação é cada vez mais habitual, tanto nos homens como nas mulheres. Porém ainda existe um certo preconceito em relação aos homens. Sinceramente não entendo porquê, os pelos são inestéticos e acumulam suor.

   No desporto já se tornou num hábito. Na natação pode valer recordes, no ciclismo facilita as massagens e na musculação ajuda a mostrar um corpo bem definido. Três modalidades onde os pêlos só atrapalham.

Natação: dos pés à cabeça
   Num desporto onde cada centésimo de segundo pode decidir uma vitória ou um recorde, atletas e técnicos acreditam que a depilação é um dos detalhes que ajudam a aumentar o rendimento na natação. Porém, no que toca a este assunto, a comunidade científica tem estado dividida. Cada vez mais investigadores defendem as vantagens competitivas de um corpo sem pêlos.
   A depilação é uma vantagem porque permite reduzir o arrasto de fricção imposta pela água. Alguns autores desvalorizam o seu significado prático, mas mesmo que isso resulte numa diferença de décimos ou centésimos de segundos, em termos cronométricos acaba por ser muito expressivo já que faz a diferença entre ganhar ou não ganhar e bater ou não bater um recorde.
   Além disto, esta técnica tem a sua importância psicológica, quanto mais não seja pela percepção de velocidade e de deslizamento ou pela certeza de se ter feito tudo para estar ao mais alto nível.
A verdade é que nenhum nadador de alta competição abdica da depilação e muitos até rapam também o cabelo, para poderem prescindir da touca. No caso das mulheres, o cabelo comprido também pode ser uma dificuldade, por isso algumas atletas têm o cuidado de o colocar na touca de uma forma específica, semelhante aos capacetes dos ciclistas.

Ciclismo: pedalar sem pêlos

   Tal como na natação, a aerodinâmica explica também parte da importância da depilação no ciclismo, mas a ausência de pêlos no corpo traz ainda outras vantagens à modalidade. Com velocidades elevadas nota-se bem a diferença do impacto do vento, sobretudo nas pernas.
   Outras 3 razões de peso para não dispensar a depilação está relacionada com a higiene, porque sua-se muito e apanha-se muito lixo na estrada; outra com a segurança, uma vez que ajuda a desinfectar e a fazer os curativos; e a última tem a ver com as massagens, que acabariam por aquecer e arrancar os pêlos, provocando uma autêntica tortura.
Hoje já seria impensável encontrar um ciclista de topo sem depilação e que muitos até já o fazem também na zona do peito e das axilas.

Fitness: A cultura da depilação
   Enquanto que na natação e no ciclismo a depilação traz várias vantagens competitivas, no mundo do fitness e do culturismo está relacionada sobretudo com razões estéticas. A ausência de pêlos é já uma cultura nos ginásios, sobretudo porque dá a vantagem de ficar com o corpo mais limpo e liso, tornando mais visível a definição muscular.
   O master trainning do programa Les Mills diz que este sistema de treino foi o primeiro a incentivar e a dar o exemplo da depilação quando trouxe para Portugal um perfil internacional onde a imagem e o visual são muito importantes. Hoje, cerca de 10 anos depois, depilar o corpo continua a ser um tabú, apesar de estar assumindo-se cada vez mais como uma moda nos ginásios.
(fonte logon prozis)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores