Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Desidratação

   Um mau método de hidratação irá prejudicar o desempenho dos atletas, tanto a nível físico como a nível mental. Os músculos não vão render o que poderiam render, a sua concentração não vai estar ao máximo. É importante hidratar-se. Há vários estudos que o demonstram.
    Normalmente, os estudos que avaliam o factor da desidratação são realizados no laboratório, em ambientes controlados. Porém, um estudo de 2010 publicado no Journal of Athletic Training avaliou os efeitos da desidratação no terreno, debaixo do calor, fornecendo, assim, uma perspectiva mais real dos efeitos da desidratação.

   Os 17 voluntários participaram numa prova de corrida de 12 km, em quatro ocasiões diferentes:
   Duas delas hidratados e duas desidratados.
Verificou-se que quando correram num estado desidratado, a temperatura do corpo e o batimento cardíaco foi maior. Isto significa que o corpo se encontrava num esforço insustentável, situação que provoca diminuição da performance.
Com efeito, quando fizeram os 12 km hidratados, os atletas registaram um tempo médio de 53 minutos. Em contraste, quando o fizeram desidratados o tempo registado foi de cerca de 55 minutos. Acontece que dois minutos a mais numa maratona ou meia-maratona é o suficiente para ficar ou não no pódio.
Este estudo também se aplica a todas as modalidades que exijam trabalho aeróbico (basquetebol, futebol, râguebi, etc). Este estudo demonstra, uma vez mais, que este tópico não deve ser ignorado pelos atletas, devendo estes seguir as recomendações de hidratação para antes, durante e depois da competição.

2 comentários:

  1. Olá,
    comecei a ler o teu blog há pouco tempo, mas visto abordares sempre assuntos interessantes para desportistas, e agora estarmos a falar em hidratação, aproveito para fazer uma pergunta:
    Comecei a fazer desporto (ginásio, cardio) ha uns 4 meses e no início não suava quase nada. Acontece que com o passar do tempo e apesar de ingerir praticamente a mesma quantidade de água durante o exercício, noto que ultimamente suo cada vez mais.
    Tem alguma coisa a ver com o metabolismo, é normal ou é simplesmente por agora estar mais calor e eu estou a misturar tudo? ;)
    Obrigada!
    Cátia

    ResponderEliminar
  2. Olá Cátia.
    Desde já agradeço a pergunta colocada e incentivo a que toda gente que tenha dúvidas as coloque. Agora abordando a sua questão:
    Quando começamos a praticar exercicio fisico, o nosso corpo precisa de mais energia, aumentando assim o metabolismo. O metabolismo é o conjunto de transformações que os alimentos sofrem dentro de nós para produzir energia. Essa energia não vai toda para o movimento do nosso corpo, e uma parte é dissipada, em forma de calor, para o nosso corpo. O nosso corpo aquece, e com a temperatura do ar ( que agora é maior ) aquece ainda mais. Para os nossos orgãos não cozerem com o calor, o nosso corpo começa a suar, libertanto mais água para nos arrefecer. Portanto, é aconselhável que beba mais água agora sua mais.
    Força, e bons treinos!

    ResponderEliminar

Seguidores