Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sete dicas para evitar lesões nos treinos

Estou completamente parado. Não posso correr, nem andar de bicicleta, nem levantar pesos. O único que posso fazer é nadar. Ao menos isso! Porquê? Porque contrai uma lesão muscular no gémeo. E é por essa mesma razão que vou falar disso hoje.
Ninguém vai para o ginásio para se magoar. Apesar disso, muitas pessoas tem tendência a fazê-lo pelo menos uma vez na busca do corpo perfeito. Em alguns casos não há o que fazer, mas existem alguns passos que podem e devem ser seguidos que irão diminuir muito o risco de lesão durante o treino.

Aquecimento
À primeira vista a necessidade de aquecimento é obvia, mas na verdade, a grande maioria das pessoas que frequentam ginásios, principalmente os mais jovens vão com tanta pressa de alcançar grandes resultados que, simplesmente, saltam essa etapa. Isso é um grande erro, pois o aquecimento adequado vai aumentar a temperatura do corpo, aumentar o metabolismo e fazer a pré-lubrificação das articulações na preparação para o treino.

Você precisa de preparar o corpo para poder treinar intensamente. O seu aquecimento deve consistir em 5 a 10 minutos de cardio moderado, numa passadeira ou bicicleta com 5 minutos de alongamentos leves. Depois, antes de aumentar a intensidade com pesos que está habituado, coloque uma carga leve com que possa fazer 1 a 2 séries de forma confortável.

Alongamentos
Alongamentos mal feitos ou a falta dele podem fazer as fibras musculares diminuírem ao longo do tempo, o que causa a perda de flexibilidade. Os alongamentos são substimados pela maioria das pessoas, que acabam por acha-lo uma grande perda de tempo. Mas isso não é verdade, os músculos e as articulações ficaram muito mais suscéptiveis a lesões se não houver alongamentos.

Isto ocorre porque se um músculo enrigece ou diminui passa a interferir na performance do exercicio. Parece não ser nada no início, mas ao longo do tempo o seu treino será prejudicado. As suas articulações vão sofrer uma sobrecarga, bem como os seus ligamentos e os seus músculos secundários.

Controlo
Pode ser tentadore colocar uma carga extra e dar aquele "empurrão" durante as repetições. Isso não é problema quando feito de forma controlada. Até é recomendado pelo culturista Arnold Schwarzenegger. Roubar num exercicio acontece quando acaba usando outros musculos para completar o movimento. Um exemplo é quando damos um impulso com a coluna quando estamos a fazer bicepe para puxarmos o peso para cima.

Mas a palavra chave é controlo. A técnica de roubar nos exercicios só deve ser realizada no final da série para garantir umas repetições a mais. Se a partir da segunda repetição começar a roubar para conseguir concluir o exercicio então é porque está a colocar peso a mais.

Outro aspecto é evitar os movimentos bruscos com os pesos e evitar impactos muito fortes que podem comprometer as suas articulações e ligamentos.

Abdominais fortes
Os abdominais fortes são importantes, porque até em exercicios que não imaginamos que estamos a trabalhar esse músculos, estamos de facto a trabalhá-lo intensamente. Exercicios de costas, tricepes , peito e exercicios de pernas, apesar de não parecer, exigem bastante dos abdominais.

Portanto é essencial fazer um bom trabalho de abdominais. Dê preferência aos abdominais rectos, mas faça também um pouco de outros abdominais, como por exemploe os oblíquos. Uns abdomnais fracos podem forçar muito a coluna durante exercicios que nem imagina que está a forçar.

Amanhã irei escrever sobre os outros 3 que faltam, porque já é um pouco tarde. Estes por enquanto chegam e também considero-os mais importantes.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Café ao acordar

Este é um curioso estudo que irá interessar certamente a todos os consumidores de cafeína.

Se é daqueles que de manhã não dispensa o seu café para ficar mais desperto e alerta, pronto a fazer face a mais um dia de trabalho, então é bastante provável que esse café matinal não provoque o efeito em si que desejava.
Um estudo britânico sugere que o mais provável é que você precisa desse café para curar a "ressaca matinal". Segundo as conclusões do estudo os consumidores de café não ficam mais despertos do que os que não costumam ingerir cafeína.

Para os fiéis consumidores de café (viciados), a sensação de alerta que o café lhes provoca de manhã não passa apenas do síndrome da abstinência. Apesar do estado de alerta que se sente, é apenas a cafeína a trazer-nos ao estado normal.

O estudo afirma que o café não é tão eficaz como se pensa, mas é de facto, um estimulante!. Num estado de sonolência, a cafeína é recomendável.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Enxaquecas - factores que as provocam

A alimentação e a saúde estão in­timamente relacionadas, contudo os efeitos directos daquilo que ingerimos nem sempre são tidos em consideração. Existem já vários estudos que associam, por exem­plo, a ocorrência de enxaquecas com o consumo de determinados alimentos e, pelo contrário, o alí­vio das dores de cabeça por inge­rir outro tipo de alimentos. Não deve dispensar uma ida ao médico, pois este pode aconse­lha-lo da melhor forma e receitar analgésicos adequado. Enquanto dura uma crise de enxaqueca evite a luz e o ruído, descansando num quarto escuro e silencioso, onde se sinta confortável, podendo ain­da aplicar uma compressa ou uma toalha quente ou fria sobre o pes­coço e o rosto. Durante o tempo que durar a crise beba muita água e evite as bebidas alcoólicas e re­frigerantes. A cafeína é, na maio­ria dos casos, benéfica no alívio das dores. Para além disso, deve tentar descontrair-se e massajar o rosto e o pescoço para aliviar as tensões.

Alimentos que ajudam a prevenir as enxaquecas:
  • Arroz, de preferência integral;
  • Vegetais verdes cozinhados, tais como brócolos ou espinafres;
  • Vegetais cor-de-laranja cozinha­dos, nomeadamente a cenoura;
  • Vegetais amarelos cozinhados, dos quais se destaca a abóbora;
  • Frutos não ácidos, nomeadamen­te cerejas, pêras ou ameixas;
  • Café;
  • Água, muita água.
Alimentos que podem desencadear uma crise:
  • Lacticínios e ovos;
  • Chocolate;
  • Frutas ácidas, tais como a maçã, os morangos, os citrinos e o tomate;
  • Carne;
  • Fritos e gorduras;
  • Bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Queijo;
  • Marisco;
  • Molhos artificiais.
Hábitos que deveria seguir:
  • Procure hábitos de sono regulares;
  • Não salte refeições;
  • Deixe de fumar.
Factores que levam a uma enxaqueca:
  • Stress;
  • Jejum;
  • Exercício físico intenso;
  • Luz intensa e ruído;
  • Cheiros;
  • Período menstrual;
  • Pílula anticoncepcional.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Enxaquecas

   Segundo uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde, realizada em 2003, cerca de 303 milhões de pessoas no mundo sofriam de enxaqueca. Diferente da dor de cabeça comum, que pode ser esporádica, a enxaqueca é uma doença genética.

   A enxaqueca é uma doença determinada por genes, que provoca alterações químicas em áreas cerebrais que gerenciam a nossa percepção de dor. Trata-se de uma doença benigna, e está presente em torno de 12% das crianças e 17% dos adultos em todo o mundo.

   Porém, apesar da causa ser genética, existem numerosos factores que desencadeiam as crises, entre os principais: emoções (negativas ou positivas), odores, alimentos (chocolate, queijos, derivados do leite em geral e embutidos), luminosidade em excesso, privação ou excesso de sono e a menstruação.

A enxaqueca e a mulher
   As estatísticas novamente não mentem. A mulher é a que mais sofre com esta doença no mundo. Segundo pesquisa, cerca de 75% das pessoas que têm a doença são mulheres, sendo as hormonas as maiores culpadas.

   Os factores hormonais têm um papel importante nesta questão. Na infância, antes da puberdade, a prevalência da enxaqueca é muito semelhante entre rapazes e  raparigas, tendendo até mesmo a uma pequena vantagem dos rapazes. Após os 10 anos de idade, as mulheres progressivamente são mais susceptiveis à enxaqueca. Na idade adulta temos praticamente uma razão de três mulheres para um homem.

   Por causa das variações hormonais pelas quais passa ao longo do seu ciclo menstrual, sobretudo a queda na produção dos estrogénios que ocorre às vésperas da menstruação, a mulher tem mais hipóteses de sofrer dessa doença. Prova disso é que a enxaqueca tende a "dar uma folga" na gestação, quando a produção dessa hormona é estável, ou desaparecer por ocasião da menopausa, quando cessam a sua produção.

Correr, um optimo remédio
   A actividade física pode ajudar a diminuir os sintomas. A corrida, praticada com regularidade, ajuda muito a diminuir os sintomas da doença. Entrevistaram 1230 pessoas e aquelas que praticavam actividade física aeróbica regular (pelo menos 3 vezes por semana) tinham menos crises de cefaléia (termo médico usado para designar dor de cabeça).

   Outro factor muito interessante da corrida é que ela é um excelente modo de aprender a lidar com o stress e a frustração do dia-a-dia. Ter um treino regular, um objectivo a ser cumprido ajuda no nosso preparo para as dificuldades da nossa vida. Quando conseguimos completar uma corrida que planejamos, temos uma enorme satisfação interna e, consequentemente, a valorização do nosso esforço pessoal.

   O hábito saudável, aliado à prática do desporto, é um remédio natural para o combate da doença. A actividade física regular é recomendada para todos que têm enxaqueca, pois as evidências científicas indicam que estimula a produção de endorfina, analgésico natural produzido pelo nosso cérebro, que combate a enxaqueca. As pesquisas mostram que pessoas sedentárias e que abusam de analgésicos tendem a sofrer mais com a doença, pois o cérebro, além de produzir pouca ou nenhuma endorfina, percebe que o indivíduo já está  a exagerar no uso do medicamento e, com isso, para de produzir este analgésico natural.

   Durante as crises de enxaqueca, o melhor mesmo é o repouso. A corrida serve mais como prevenção às dores decorrentes da enxaqueca. Na hora da crise, ao contrário, o indivíduo deve optar pelo mínimo esforço, já que, por se tratar de uma dor de carácter vascular, qualquer actividade pode agravar o incomodo.

Amanhã falarei sobre alimentos que podem evitar a enxaqueca. Resolvi falar sobre isto hoje porque uma pessoa muito especial para mim, detentora de montes de medalhas em atletismo sofre muito de enxaquecas. E sendo uma doença muito comum poderei ajudar muita gente. Obrigado por lerem.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Desidratação

   Um mau método de hidratação irá prejudicar o desempenho dos atletas, tanto a nível físico como a nível mental. Os músculos não vão render o que poderiam render, a sua concentração não vai estar ao máximo. É importante hidratar-se. Há vários estudos que o demonstram.
    Normalmente, os estudos que avaliam o factor da desidratação são realizados no laboratório, em ambientes controlados. Porém, um estudo de 2010 publicado no Journal of Athletic Training avaliou os efeitos da desidratação no terreno, debaixo do calor, fornecendo, assim, uma perspectiva mais real dos efeitos da desidratação.

   Os 17 voluntários participaram numa prova de corrida de 12 km, em quatro ocasiões diferentes:
   Duas delas hidratados e duas desidratados.
Verificou-se que quando correram num estado desidratado, a temperatura do corpo e o batimento cardíaco foi maior. Isto significa que o corpo se encontrava num esforço insustentável, situação que provoca diminuição da performance.
Com efeito, quando fizeram os 12 km hidratados, os atletas registaram um tempo médio de 53 minutos. Em contraste, quando o fizeram desidratados o tempo registado foi de cerca de 55 minutos. Acontece que dois minutos a mais numa maratona ou meia-maratona é o suficiente para ficar ou não no pódio.
Este estudo também se aplica a todas as modalidades que exijam trabalho aeróbico (basquetebol, futebol, râguebi, etc). Este estudo demonstra, uma vez mais, que este tópico não deve ser ignorado pelos atletas, devendo estes seguir as recomendações de hidratação para antes, durante e depois da competição.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fadiga

Já alguma vez sentiu-se cansado na sua mesa de trabalho durante o dia? Calma, isso acontece a todos, especialmente quando estamos com estilos de vida pouco saudáveis. Se se sente cansado durante o dia ou tem insónias aproveite estas dicas.
A fadiga pode arruinar o seu dia. Ao não aceitar a sonolência irá limitar o seu desempenho na vida. Em vez disso, e aproveite cada dia da sua vida. Uma boa noite de sono é o factor mais importante na obtenção de altos níveis de energia.

Cure a fadiga com um bom pequeno-almoço

É importante ter um pequeno-almoço composto por proteínas, hidratos de carbono e gordura. Ter um grande pequeno-almoço saudável diariamente, é uma óptima maneira para curar a fadiga.

Comer saudavelmente

A razão pela qual nos sentimos cansados depois da hora do almoço é que temos tendencia a tomar uma grande quantidade de hidratos de carbono simples durante o almoço. Os hidratos de carbono simples, muitas vezes sob a forma de açúcar nos donuts, fast food e refrigerantes, dão muita energia. O problema é que é durante pouco tempo, pois são de absorção rápida, e logo a seguir volta a sentir-se cansado e com fome. Comer saudavelmente, como nozes, legumes, frutas e carne magra. Estes alimentos não só te deixam com mais energia para trabalhar, como eles tambem ajudam você a perder peso.

Televisão causa fadiga

Ver muita televisão, tanto de manhã como durante todo o dia, foi comprovado que pode coloca-lo num estado mais sonolento. Em vez disso, a leitura de um livro irá estimular o seu cérebro de uma maneira mais saudável.

Pratique Exercício

Fazer exercício dá energia. É importante que faça exercício diário de, pelo menos, uns bons 15 minutos. Falta de exercício diário pode ser a causa de permitir que o seu corpo deslize no seu estado de sonolência. No entanto, não faça exercicio 3 horas antes de se deitar, pois isso pode impedir que o seu corpo liberte melatonina natural, o que irá atrasar o seu sono, possivelmente fazendo com que você se senta mais cansado de manhã.

Nutrientes

A falta de nutrientes também pode directamente causar fadiga. Tente comer seis refeições nutritivas por dia. Considere tomar um multivitamínico diariamente ou suplemento mineral se a sua dieta diária não consistir em nutrientes suficientes.

Fumar causa fadiga

Fumar interrompe o fornecimento de oxigénio nos tecidos, resultando em fadiga. Você não pode ver os resultados de energia positiva imediatamente após parar, obvio, isso é normal. Pode demorar mais tempo a energia do seu corpo a se estabilizar após deixar de fumar. Você pode até se sentir mais cansado, sem o uso de cigarros, mas o efeito a longo prazo será um aumento global de energia.

Numero de horas a dormir

Dormir pouco pode causar cansaço, muito sono também pode estar a causar isso. Em média, 8-10 horas é geralmente bom para as necessidades da maioria das pessoas, mas o melhor é encontrar o nivel de horas que você deve dormir, já que difere de pessoa para pessoa.

Acorde à mesma hora todos os dias

O nosso corpo funciona por ciclos. Interromper essses cilcos, pode fazer com que se sinta cansado. Como por exemplo se você dormir mais no fim de semana, na segunda irá sentir-se mais cansado, a razão para isso foi porque você no fim de semana saiu do seu ciclo de sono.

Traga luz para os seus quartos

Estudos mostram que uma grande quantidade de luz e cor pode aumentar os seus níveis de energia. Se sua casa é escura, ou de cor escura, isso poderá ser a causa do seu cansaço. Trazer luz aos seus quartos pode ajudar.

Beba muitos líquidos

A falta de liquidos provoca desidratação, que está ligado à fadiga. Certifique-se de obter a sua dose diária recomendada de água, que é normalmente de 8 copos, para evitar a fadiga.

 

Mantenha estes hábitos

Mantenha estes hábitos no seu dia a dia e incorpore-os, um a um, no seu estilo de vida. Isto irá faze-lo sentir com mais saúde e você irá ver que irá começar a ter níveis mais elevados de energia no trabalho, deixando-o com energia suficiente para algum tempo de qualidade quando você chegar a casa.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Atletismo - Melhorar a resistência e a velocidade

No atletismo, há duas qualidades físicas essenciais: A resistência e a velocidade. Se não tiver um minimo de preparação nem vai conseguir acabar uma meia-maratona, e se conseguir vai ficar muito mal classificado! Portanto, é importante desenvolver a resistência física. E se a isso juntar ganhos de velocidade ainda melhor.

Uma equipa de investigadores mostrou que reduzir o volume de treino em 25%, introduzindo o chamado treino de resistência de velocidade (sprints de 6-12 ou 30 segundos / 3-4 vezes por semana), melhora não apenas o desempenho em curtas distâncias como também o desempenho em provas longas.
Estes foram os resultados mais interessantes do estudo:
  • Os maratonistas melhoraram o seu tempo na prova dos 10km (foram de 37,3min para 36,3min. Um minuto a menos em apenas 6-9 semanas com o novo treino);
  • Seis dos 12 participantes conseguiram um novo recorde pessoal na prova dos 10km, apesar de já treinarem há 4 anos;
  • Um destes atletas diminuiu o seu tempo em mais de 2 minutos (foi de 37,5m para 34,4m);
  • No geral, os atletas submetidos ao novo protocolo de treino registaram uma melhoria de 7% no sprint de 30 segundos e de 36% na corrida até à exaustão (com duração de cerca de 2 minutos).
Este estudo volta a mostrar que é mais importante privilegiar a intensidade e não tanto a duração do treino.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Verdades sobre a alimentação

O tema da alimentação e nutrição é fascinante. Por outro lado, há tanta informação disponível na internet, e muitas vezes contraditória, que pode acabar por ficar mais confuso do que esclarecido. Leia o artigo até ao fim e fique esclarecido de uma vez por todas.
O cérebro precisa de doces para funcionar.
Verdade. O cérebro precisa de açúcar para funcionar. Mas, nesta matéria, existem açúcares melhores que outros. O que existe nos alimentos de baixo índice glicémico (cereais integrais, feijão seco, frutos e legumes) é suficiente para garantir o bom funcionamento de todo o organismo, incluindo o cérebro. Já os que se encontram nos doces e guloseimas podem saber-lhe melhor e dar mais energia, mas esse efeito é fugaz e passado pouco tempo voltará a ter fome.

Todas as gorduras fazem mal.
Falso. É verdade que as gorduras saturadas e as trans (que se encontram, por exemplo, nos enchidos, leite gordo e seus derivados, biscoitos ou bolachas) favorecem o aumento do mau colesterol. No entanto, as gorduras insaturadas, quando consumidas com moderação, ajudam a controlá-lo.
Aposte mais no peixe, nos óleos vegetais e nos frutos secos, que o seu organismo agradece. Estas gorduras ajudam a regular a temperatura corporal e asseguram o transporte de certas vitaminas (A, D, E e K), essenciais ao corpo. Porém, quando satisfeitas essas necessidades, ficam armazenadas no organismo e lá aparecem os quilos a mais.

O azeite é uma gordura saudável.
Verdade. O azeite tem as mesmas calorias que as outras gorduras e deve ser consumido com moderação, ou arrisca-se a engordar. A diferença é que tem antioxidantes na sua composição, que ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares e do cancro. Por esse motivo, recomenda-se o uso de azeite para cozinhar e temperar os alimentos.

O mel faz melhor do que o açúcar.
Verdade. Embora seja mais calórico, o mel é rico em antioxidantes, que previnem as doenças cardiovasculares, o que em termos nutritivos se revela a melhor escolha para o organismo.

O pão é inimigo da dieta.
Depende. O pão não é muito calórico e oferece ao organismo hidratos de carbono. O que pode engordar é aquilo que você lhe acrescenta: manteiga, queijo, paté, etc.. Opte por pão simples., ao lanche ou de manhã, com acompanhamentos saudáveis (queijo fresco ou fiambre das aves, por exemplo). Convém que escolha pão integral e que não exagere na quantidade. Não precisa de mais de uma ou duas porções por dia.

Os sumos de fruta substituem as frutas.
Falso. É sempre preferível comer a fruta de forma natural, por várias razões. Além de saciar mais, ao ser transformada em sumo perde alguns nutrientes, como as fibras, que se concentram na parte sólida ou na casca. Além disso, se não beber o sumo até 20 minutos depois de o fazer, também perderá a vitamina C, que oxidará em contacto com o ar.

A fruta engorda.
Verdade. Em excesso, é claro que engorda, uma vez que tem a frutose (o açúcar da fruta) que se não for “queimado” também se acumulará no organismo sob a forma de gordura.

As bolachas de água e sal não são calóricas.
Falso. Por serem feitas com uma massa semelhante à folhada, absorvem muita gordura. Ainda por cima têm bastante sal.

Os produtos light têm menos calorias.
Depende. A palavra light não significa que determinado produto contenha menos gordura e açúcares que a sua versão tradicional. Preste atenção ao rótulo e nada de cair na tentação de duplicar a dose só porque é light.

A única carne que emagrece é o frango.
Falso. É verdade que esta carne é magra, mas não é a única. Coelho e peru são outra alternativa. Mas atenção, esses benefícios desaparecem se as fritar em óleo ou encher de molhos. Devem ser consumidas juntamente com outros alimentos saudáveis, como saladas ou legumes.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fast Food


O estilo de vida actual faz com que inúmeras pessoas, stressadas pelos compromissos do dia-a-dia, mudem os hábitos alimentares da família, substituindo pratos saudáveis e comidas caseiras por pizzas, massas prontas, hambúrgueres e batatas fritas, biscoitos e refrigerantes, comendo cada vez mais gorduras e menos fibras, aderindo ao que se denomina actualmente por geração fast food.
Este tipo de comida tem um serviço rápido, disponível em horários bastante acessíveis, é relativamente barata, cada vez mais variada a nível de estabelecimentos e próprios produtos e indubitavelmente saborosa. Desta forma cada vez mais as pessoas se têm deixado conquistar por ela.
No entanto, quando este tipo de alimentação se torna um hábito, tem consequências e estas não são de todo inocentes.
Artérias entupidas, colesterol alto, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, apnéia do sono, psicopatias e diabetes são apenas algumas das possíveis consequências do excesso de peso. Mas há outras que se podem considerar ainda mais dramáticas…
A obesidade é definida, segundo a Organização mundial de saúde (OMS), como uma doença crónica. É hoje considerada a doença nutricional que mais prevalece a nível mundial e a epidemia do século XXI. Constitui um  estado de má nutrição que decorre de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes.
O peso excessivo causa limitações no movimento, contaminações e infecções frequentes nas dobras de gordura, sobrecarregamento na coluna e membros inferiores e consequentemente degenerações de articulações da coluna, quadril, joelhos, tornozelos… Para além disto, os malefícios a nível social, afectivo e emocional são também catastróficos. A escolha adequada dos alimentos e a criação de bons hábitos alimentares, bem como a realização de actividade física, são essenciais.
Na fast food normalmente há em excesso:
  • Gordura - os pratos são, geralmente, fritos regados com muita maionese e outros molhos. Esse excesso de gordura saturada na alimentação resulta num aumento da taxa de colesterol sanguíneo, que, por sua vez, pode causar o cancro do cólon, o entupimento das artérias, o enfarte e o derrame cerebral. É aconselhável, portanto, que pessoas obesas reavaliem se a frequência com que estão a consumir este tipo de alimento não está a colocar em risco a sua saúde.
  • Sal - Além do sal já presente na maioria dos pratos, muitos costumam acrescentar ainda mostarda, ketchup e toda uma série de molhos. O resultado pode ser a hipertensão arterial: um dos factores de risco para os cardiopatas.
  • Açúcar - Geralmente o acompanhamento do prato é o refrigerante, o que só faz engordar. Além disso, refrigerantes podem provocar cáries.
E carece de:
  • Vitaminas - Estas substâncias orgânicas têm por função promover e manter o bom equilíbrio vital (visão aguçada, formação de células do sangue, dos ossos e dos dentes, um bom ritmo cardíaco e convertem outros ingredientes em energia).
    Como o corpo humano não é capaz de sintetizá-las, precisam ser ingeridas diariamente.
  • Sais-Minerais - São micronutrientes que contribuem para conservar e renovar os tecidos do corpo humano, excitar as células nervosas e desencadear um bom número de reações químicas no organismo.
  • Fibra - São importantes para o bom funcionamento do intestino e ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue.
    As refeições de Fast Foods geralmente são pobres em fibras, pois utilizam-se pouco dos vegetais folhosos, das frutas com casca e dos cereais integrais.



(Fonte: OMS)

Seguidores