Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

sábado, 5 de março de 2011

Acne no desporto

 É certo que na prática de musculação os niveis de testosterona sobem.  Isto, aliado à ingestão de alimentos ricos em substâncias e à suplementação desportiva causam o aparecimento de acne. De facto, basta aumentar a dose de proteina ou começar a tomar um mass gainer (hipercalórico) que as borbulhas começam logo a aparecer.

   Sabe, certamente, que o acne varia de pessoa para pessoa. Enquanto que certas pessoas têm um ataque simplesmente por mudarem de gel de banho, outras podem passar por um ciclo de estróides anabolizantes sem lhes aparecerem uma unica borbulha!

   O acne causa transtorno e vergonha a toda a gente que o tem, além de baixar a autoestima. Mas existem maneiras de reduzir e evitar o acne.

   O acne não é só causado pela sujidade e pelas bactérias. As hormonas do nosso corpo (em niveis mais altos nos praticantes de musculação) e a falta de capacidade de eliminar as células mortas são factores que potenciam o aparecimento de acne. Existem estudos que demonstram não haver relação entre a alimentação e o acne. Porém, existem estudos que demonstram o contrário.

   Sendo o acne um problema individual, ou seja, é diferente de pessoa para pessoa evite se auto-medicar. Procure sempre um dermatologista para encontrar a melhor solução para si.

Apesar disto existem umas pequenas dicas que funcionam em toda a gente:

Evite colocar a mão na cara
   Você usa as mãos para tudo, toca em coisas que não faz a minima ideia do que já tenha por lá passado. Agora imagine tocar com as mãos na cara, principalmente se já tiver acne, depois de tudo em que tocou. Só irá piorar o seu acne, devido a todas as bactérias que está a colocar na cara. Portanto, evite até meter a mão no queixo para segurar a cabeça. Se quiser mexer na cara lave as mãos primeiro.

Não use produtos oleosos
    Evite usar qualquer tipo de produto oleoso onde tenha borbulhas. O aumento de óleo na pele tapa os poros podendo criar uma infecção. Exemplos de produtos oleosos são: Os cremes hidratantes, os protectores solares e os bronzeadores. Mas não desesperem, existem produtos deste tipo com pouco óleo.

Beba muita água
   Isto é o básico! Beber água ajuda o corpo a eliminar as toxinas através da urina que poderão causar borbulhas.

Seja higiénico
   Troque lençóis, fronhas e cobertores com frequência. Ter a roupa de cama suja aumenta a presença de bactérias. E sabemos que isto não é bom, principalmente na almofada. Basicamente estaria a esfregar a sua  cara em bactérias durante 8 horas.

Repare no que come
   Se está bem e em pouco tempo fica cheio de borbulhas então deveria ver o que comeu de diferente. Não existem alimentos que causam acne, isso varia de pessoa para pessoa.

Evite a exposição ao sol
   Apanhar sol de vez em quando pode ajudar mas será só temporáriamente. Banhos de sol excessivos poderão entupir os poros causando pontos negros que levarão a infecções. Além disso provoca cancro e envelhecimento prematuro da pele.

Evite lavar demasiado a zona infectada
   Não lave a cara mais do que duas vezes ao dia. Isto também vale para as outras zonas infectadas. Lavar muitas vezes resseca a pele, para contradizer isso, a pele, produz mais óleo podendo levar a infecções.

Não rebente
   Muitas pessoas não resistem a rebentar borbulhas, mas se é uma delas controle-se. Isso apenas írá aumentar a inflamação e espalhar a infecção. Além disso deixará uma cicatriz permanente.

O acne é um problema que tem muito a ver com a genética, porém, se os seus problemas acne persistirem o melhor que poderá fazer é ir a um dermatologista. Compensa.

1 comentário:

Seguidores