Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

sexta-feira, 25 de março de 2011

Soja

   Alguns dizem que a soja é saudável e que deve ser consumida regularmente, até mesmo suplementada, outros dizem que ela é perigosa. Vamos ver a verdade por detrás da soja:


Os ultimos estudos e pesquisas cientificas revelam que a soja contém fitoestrógeneos, que são hormonas encontradas em plantas, bastante semelhantes às hormonas humanas. Elas podem unir-se de forma fraca aos receptores de estrogénio do corpo. Para pessoas com tumores sensiveis ao estrogénio (cancro da mama por exemplo) não é uma boa ideia estimular estes receptores com a ingestão de soja.
Mulheres na menopausa que não produzem a mesma quantidade de estrogénio que antes produziam podem beneficiar da soja para aumentar o nivel desta hormona no corpo.

Consumir soja em excesso pode gerer efeitos colaterais, envolvendo os orgãos reprodutivos e a tiróide. A soja diminuí a testosterona. Deste modo os homens sentirão uma queda no apetite sexual e uma diminuição no esperma. As mulheres sufrerão um leque ainda maior de efeitos, pois a tiróide também será afectada. Quando há excesso de soja a mulher pode sofrer de fadiga, falta de apetite sexual, grande fluxo msenstrual, cãimbras, infertilidade, depressão, queda de cabelo, pele seca e ganho de peso.

O processo de tratamento da soja também prejudica o seu valor nutricional, já que este mesmo envolve químicos, como o alumínio, e pressões altas a grandes temperaturas, o que rouba os nutrientes que a soja possa conter. Além disso, as altas temperaturas destroem as qualidades da proteína o que a torna inutil como fonte proteíca. Alguns cientistas caracterizam a soja como um antinutriente, pois contém inibidores de protease, fitatos, saponinas e isoflovonas, que interferem na digestão dos nutrientes, na absorção dos minerais e no sistema imunológico.

O ácido fítico, existente na casca, é a parte que bloqueia a absorção de minerais, especialmente do cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco. Infelizmente, cozinha-la não desactiva o ácido fítico.

A tripsina é uma enzima responsável pela quebra de proteínas e esta acção é bloqueada pela soja. Quando as proteínas não são completamente quebradas elas tendem a apodrecer no intestino levando a uma gastroentrite. Outras pesquisas também mostram que quando a tripsina é continuamente inibida, o pâncreas fica vulnerável a diversas doenças, incluindo o cancro.

A soja também contém uma substância que promove a coagulação das células vermelhas que junto com a tripsina pode inibir o crescimentos.
Um nível seguro para consumir soja é uma quantidade menor que 36gramas pode dia. Uma quantidade parecida com a que é consumida no Japão, país com o maior consumo de soja do mundo.

Estou chocado com tanta coisa má sobre a soja. Porém a minha pesquisa não vai ficar por aqui. Muita gente fala bem da soja e tenho de conhecer o outro lado. Mesmo assim, vou acabar este tópico com algo bom sobre a soja. A soja tem um grande potencial como fonte de combustível renovável que pode substituir plásticos e combustiveis baseados no petróleo!


(fonte: hipertrofia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores