Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Pequeno almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia! Desde a última refeição na noite anterior, que o seu organismo não recebe nenhum alimento, são muitas horas.
 Para que comece o dia da melhor forma, é essencial que despenda alguns minutos de manhã para fazer um pequeno-almoço saudável. Ponha de parte aqueles pequenos-almoços á pressa e desequilibrados nutricionalmente. A pior coisa que faz por si é sair de casa sem tomar esta refeição. Relaxe e tire partido deste momento!
Como se sabe, muitos são os benefícios de um bom pequeno-almoço:
  1. Dá ao organismo energia e nutrientes para ter um dia produtivo;
  2. Dá vitalidade e melhora o rendimento físico e intelectual (diminui a sonolência e melhora a concentração);
  3. Acelera o metabolismo;
  4. Ajuda na diminuição ou manutenção do peso corporal, já que reduz o apetite, evitando acessos de fome nas restantes refeições do dia;
  5. Diminui o risco de doenças, tais como diabetes e obesidade.
Nem todos temos as mesmas necessidades calóricas diárias visto que esta é resultado de diversos factores como idade, sexo, peso, estilo de vida, actividade física praticada e clima. Assim sendo, o pequeno-almoço deve ser adaptado às necessidades pessoais de cada um.
Um pequeno-almoço saudável deve representar cerca de 15-20% do valor calórico total consumido e possuir todos os nutrientes necessários ao organismo. Como parte da sua composição deve contar uma fonte de hidratos de carbono complexos (pão de mistura, integral ou multicereais, cereais de pequeno-almoço pouco processados com baixo teor de açúcares), produtos lácteos (iogurte magro ou light, leite magro ou meio-gordo ou queijo com teor de gordura até 30%) e 1 peça de fruta fresca (cerca de 100g) ou 1 sumo natural. Todos os produtos que acompanham o pão como manteiga, queijo, fiambre, entre outros, devem ser consumidos com moderação. Assim, de seguida encontram-se algumas sugestões que pode seguir:
  • Uma tigela de cereais integrais, estilo muesli, com leite e fruta (banana, morangos);
  • Uma tigela de papas de aveia com frutos secos ou fruta fresca;
  • Uma tosta de queijo em pão multicereais e um copo de sumo de laranja natural;
  • Uma torrada em pão de mistura com pouca manteiga, um iogurte e uma salada de frutas;
  • Uma torrada em pão integral com compota de fruta light e um copo de leite.
  • Panquecas ou crepes com fruta fresca e um iogurte;
  • Uma tosta de queijo em pão de mistura e um copo de batido de frutas.
Como viu nestes exemplos, não há lugar para alimentos ricos em açúcares e gordura como enchidos, excessos de manteiga ou os típicos bolos de pastelaria que fazem parte do pequeno-almoço de muitos portugueses, nem que seja na hora de acompanhar o cafézinho. Mude de hábitos!
Se não tem por costume efectuar esta refeição, quando começar a fazê-lo ingira pouca quantidade de alimentos. Planeie a sua manhã, sem se esquecer que pelo menos 10 minutos são para se alimentar. Coma sempre devagar, mastigando bem os alimentos. E como uma das chaves para uma saúde 5 estrelas é variar as escolhas alimentares, faça isso mesmo e puxe pela imaginação!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores