Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

domingo, 6 de março de 2011

Verdades sobre o sal

   Todos nós sabemos que a gastronomia portuguesa usa muito o sal. As nossas refeições são extremamente salgadas. Mas também sabemos que o sal é um grande inimigo para a nossa saúde. Contudo, existem muitas verdades que as pessoas não sabem sobre o sal.

Um adulto não deve ingerir mais do que 6 gramas de sal por dia. Será que sabe todas as outras verdades sobre o sal?

Quem não tempera os alimentos, não consome sal em excesso
    Falso: Cerca de 75% do sal que consumimos vem dos alimentos que ingerimos. O teor de sal de alguns alimentos pode ultrapassar a dose diária recomendada de sal.

Os alimentos salgados são apenas identificados pelo sabor
    Falso: Alguns alimentos com excesso de sal poderão não ser salgados. É o caso das bolachas e alguns cereais tostados, que são fortemente adocicados. Por outro lado, o nosso paladar pode habituar-se de tal forma ao sal, que não o notamos nos alimentos.

O consumo de sal afecta apenas as pessoas idosas
   Falso: O excesso de sal é nocivo em qualquer idade. Quem sofre de hipertensão aos 30 anos, tem riscos acrescidos de doenças cardiovasculares, comparativamente a alguém saudável da mesma idade.

“Se eu fosse hipertenso já saberia”
   Falso: Muitas pessoas desconhecem que são hipertensas, porque não têm sintomas aparentes. Mas sem análises ao sangue, não se pode dizer que “está tudo bem”. Cerca de 42% dos portugueses sofre de hipertensão e metade desconhece a sua condição.

Sal do mar é melhor do que o sal de mesa
   Falso: A forma e o preço pouco interessam. Todo o sal contém sódio e esta substância é a responsável pelo aumento da pressão sanguínea.

O corpo precisa de mais sal quando sua
   Falso: Mesmo em climas quentes, o corpo perde apenas uma pequena quantidade de sal através do suor.

Agora sabe algo com muita gente desconhece. Seja solidário, partilhe estas informações. O sal é responsável pelo aumento da pressão arterial e pelo aumento da retenção de liquidos que causa um aumento de peso. Isto, aliado a um estilo de vida sedentário, pode trazer percussões graves na saúde.

Se tiverem alguma dúvida sobre qualquer coisa perguntem, poderá ser motivo para um novo tópico.


(Fontes: Logon Prozis adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores