Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

terça-feira, 1 de março de 2011

Como ter uma alimentação saudável

Sabia que pode evitar muitos problemas de saúde por ter uma alimentação equilibrada? Uma alimentação correcta satisfaz a sensação de fome e previne doenças. Utilize o potencial de cada alimento para ter saúde e longevidade com qualidade de vida. O importante é comer bem e não comer muito.

Minimize o consumo de hidratos de carbono refinados
   Os hidratos de carbono refinados são muito rapidamente decompostos em glicose, o que faz aumenta os níveis de açúcar no sangue. Dentro do grupo de alimentos que contém estes hidratos encontra-se o arroz, o pão branco, as batatas-fritas, os cereais de pequeno-almoço não integrais e as bolachas. Opte antes por cereais integrais, arroz castanho, frutas e vegetais.

Consuma gorduras saudáveis
   Peixe, nozes, amendoins e azeite são alguns dos alimentos que contêm gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que ajudam a reduzir os riscos de desenvolver alguma doença cardiovascular. Consuma estes alimentos com moderação e controlo especialmente as comidas com grandes quantidades de colesterol e gorduras saturadas e trans, encontradas no óleo vegetal.
- O consumo de colesterol não deve exceder as 200 mg por dia.
- O consumo de gorduras deve constituir entre 25 a 35% do consumo total diário de calorias (7% provenientes de gorduras saturadas, 10% de poliinsaturadas e 20% de monoinsaturadas).

Não se esqueça das fibras alimentares
   Coma alimentos com fibras alimentares, que ajudam na regulação do trânsito intestinal. Entre as boas fontes de fibra encontram-se as nozes, o chocolate preto, bolachas integrais e os vegetais.

Equilibre a energia que consome com a que gasta
    As calorias que consome não devem ser inferiores às calorias que gasta. Isto significa que uma pessoa desportivamente activa precisa de ingerir mais calorias diárias do que um indivíduo pouco activo.

A proteína é fundamental para o desenvolvimento dos seus músculos
   O consumo de proteina deve ser garantido ao longo do dia, quer através das refeições (frango, peru, lacticínios), quer através de suplementos. A vantagem de consumir proteína através de suplementos prende-se com o facto de que os mesmos são pobres em açúcares e gordura.


Lembre-se que: Com uma dieta equilibrada e sem exercício consegue se manter saudável. Mas o contrário, praticar exercício sem se preocupar com a alimentação, não.
( Fonte: Logon Prozis, adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores