Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

quinta-feira, 31 de março de 2011

Dores nas Costas

   As dores de costas podem ter várias causas, sendo uma delas o normal desgaste devido ao envelhecimento. Apesar de não ser possível impedir este processo, em muitas ocasiões é possível prevenir as dores de costas praticando algumas pequenas acções.

Mantenha-se em forma

   Músculos fracos, nomeadamente os das costas e os abdominais, contribuem para agravar as dores de costas. É por isso que é tão importante alongar e fortalecer os músculos destas zonas. O exercício físico fortalece os músculos que suportam a coluna.
Fortes músculos abdominais e flexores ajudam as pessoas a manterem uma postura erecta. Também os músculos extensores, que acompanham toda a extensão das costas, são importantes pois mantêm o alinhamento das vértebras.
   Certas actividades aeróbicas são menos propícias a provocar dores nas costas. É o caso do ciclismo, da natação e do caminhar – actividades com baixo impacto. Já actividades como o futebol, o ténis, a ginástica, o remo e a musculação, por serem de forte impacto, trazem mais riscos para a saúde das costas, especialmente se mal praticados.

Mantenha um peso saudável

   O peso a mais pode ser uma causa da incidência de dores nas costas. Quanto maior for o peso em excesso que tiver, maior a carga que a tua coluna tem de suportar. Pior que isso, se esse excesso de peso for gordura abdominal, a sua coluna estará ainda sobre maior pressão.

Deixe de fumar

   Você já sabe que fumar aumenta o risco de cancro do pulmão, doenças cardíacas e hipertensão, entre outras coisas. Mas também põe em risco a saúde das suas costas. Um estudo da Associação Americana de Cirurgiões Ortopédicos mostra que os fumadores têm mais episódios frequentes de dores nas costas do que os não-fumadores.
   Os investigadores acreditam que a nicotina presente nos cigarros contribui para a dor nas costas de duas maneiras: 1) dificulta a distribuição sanguínea às vértebras e aos discos ; 2) a nicotina favorece a perda óssea, que coloca os fumadores em maior risco de osteoporose, uma das causas comuns de dores de costas.

Alivie a carga

   Os médicos ortopedistas já reconheceram que o peso excessivo colocado sobre as costas é uma das causas mais frequentes de dores nesta região, quer seja peso a mais no ginásio ou peso a mais na mochila da escola ou da faculdade. O peso a mais nas mochilas faz com que a pessoa tende a arquear-se inconscientemente, prejudicando as suas costas.

Atenção à postura

   Actividade como aspirar ou estar sentado em frente ao computador normalmente são prejudiciais à saúde das costas, devido à má postura que se assume. Um jovem adulto pode permanecer mais de 8 horas por dia sentado em frente ao computador (especialmente aqueles cujo trabalho dependem do uso do computador). Se não desenvolver bons hábitos de saúde, as suas costas podem sofrer danos profundos a longo-prazo.
Recomendações a este respeito:
  • Quando estiver a desempenhar tarefas como passar a ferro ou dobrar a roupa, coloque um dos pés em cima de um banquinho. Não passe mais de 10 minutos na mesma tarefa;
  • Não permaneça sentado na mesma posição por muito tempo. Estique-se, troque de posição ou caminhe um pouco;
  • Quando se sentar, pouse toda a planta dos pés no chão.
(Fonte: Logon Prozis)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores