Acha boa ideia criar uma copia deste blog em inglês?

terça-feira, 29 de março de 2011

Futebol

   Vamos falar hoje sobre o desporto mais falado e visto do mundo - O futebol.
   É praticado por milhões de pessoas em todo o mundo. Seja para manter a forma ou apenas para um pouco de diversão com os amigos. Jogar futebol é uma actividade que traz largos benefícios independentemente da idade. Os benifícios são não só a nível fisíco como também psicológico, sendo alguns deles:


Menos massa gorda e diminuição da pressão arterial
   Um mostrou que apenas 3 meses de prática de futebol é suficiente para se notarem efeitos benéficos significativos a nível da pressão arterial e percentagem de massa gorda. Através disto pode-se afirmar que jogar futebol regularmente é a prescrição ideal para tratar da hipertensão.
   Outros estudos realizados tanto com homens como com mulheres demonstraram que a prática regular de futebol afecta vários factores potenciais de doenças cardiovasculares, nomeadamente, o volume máximo de oxigénio (VO2max), a elasticidade do sistema cardiovascular, a pressão arterial, o funcionamento do coração, os níveis de colesterol e a massa gorda. Estes efeitos são maiores quando se pratica futebol em vez de apenas jogging ou até mesmo treino de força.

Ossos mais fortes
   Outra série de estudos avaliou os efeitos do futebol na força muscular, densidade óssea, reflexos e postura. O futebol pode agora ser recomendado para a redução do risco de quedas e fracturas de ossos. Isto porque estes estudos mostraram que os voluntários que participaram num programa de treino de futebol viram aumentada a sua massa muscular e densidade óssea. Além disso, também a postura foi melhorada.
Um estudo que teve a duração de 14 semanas, realizado com mulheres entre os 20 e os 47 anos que treinaram duas vezes por semana, apresentou um aumento na densidade óssea da tíbia. Também os gémeos sofreram um elevado aumento de massa muscular.

Melhores relações sociais
   Vários estudos afirma que as relações sociais com amigos e família trazem benefícios físicos e psicológicos. Sendo o futebol um desporto de equipa, praticá-lo regularmente é óptimo para tratar de perturbações como a depressão e a ansiedade. Os homens que praticam futebol conseguem esquecer os seus problemas. Já as mulheres conseguem manter-se activas e criam relações mais fortes com outras mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores